Spaghetti al mare
Receita de Spaghetti al mare
Esta semana administrei uma aula de Peixes e Frutos do Mar.
Começamos o dia visitando uma feira livre, e lá mostrei que o peixe deve estar com as escamas firmes, os olhos vivos e as guelras vermelho vivo. O cheiro tem que ser agradável, como disse Salvatore Loi*:
“-Peixe fresco tem cheiro de mar, peixe velho tem cheiro de peixe”
Depois mostrei os frutos do mar, as lulas precisam estar com a pele brilhante e a carne firme, e os vôngoles não devem ir à geladeira, pois devem permanecer na água para não morrerem. Aqueles que não estiverem bons para o consumo, não abrirão e devem ser descartados.
E para nossa fome, preparamos um Spaghetti al Mare.
Ingredientes
1 Kg de vôngole
500 gr de camarões limpos
500 gr de lulas limpas
3 tomates sem pele e sem sementes picados (concassê)
3 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho picado
200 ml de vinho branco
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de preparo
- Lavar bem os vôngoles
- Em uma panela colocar o azeite e o alho até começar a dourar, em seguida colocar os tomates e deixar por 2 ou 3 minutos
- Adicionar os vôngoles e em seguida o vinho, assim que evaporar o alcool, tampar a panela para que as conchas se abram. Reserve
- Quando colocar a massa para cozinhar, espere mais ou menos uns tres minutos, ligue novamente a panela com os vôngoles e acrescente os camarões e em seguida as lulas.
- Mexa com delicadeza, e salpique com a salsa
- Escorrer a massa, acrescentar o molho e servir .
Notas
- * Salvatore Loi é um Chef que trabalhou em endereços famosos na Europa e EUA antes de vir para o Brasil para comandar a cozinha do Restaurante Fasano.